Você sabia que existem sacrifícios para ser rico? Mesmo você tendo o sonho de ter um carro, uma casa própria ou ser um empreendedor, tudo isso vai precisar do seu esforço pessoal e muita disciplina.
E se estamos falando em disciplina, não há como ter tudo de uma vez, tampouco achar que o prazer vai fazer parte de todo o processo. Eu sei, é uma dura verdade, mas que você precisa aceitar para ter sucesso.
E se seu sucesso depende do dinheiro, essas mudanças de comportamento vão ser mais necessárias do que você pensa. Por isso, neste artigo eu separei 6 sacrifícios para ser rico que vão fazer parte de sua jornada.
Veja este conteúdo em Vídeo!
Para facilitar suas anotações e ter um conteúdo ainda mais rico, você pode acompanhar o vídeo que fiz explicando sobre os 6 sacrifícios para ser rico.
Caso prefira ler o artigo, continue a leitura.
1- Crie uma consciência do prazer momentâneo
Enriquece é um jogo de longo prazo
Mas será que você vai precisar abrir mão daquele cafézinho para ter dinheiro? Eu não acredito nisso!
A verdade é que você precisa aproveitar a jornada, ou seja, mesmo com todo o foco, ter momentos pelos quais valham a pena persistir.
Até porque, os pequenos momentos de comemoração te impulsionam e dão um gás para você atingir seu objetivo.
A atenção aqui precisa estar presente, pois esta linha é extremamente sutil. Usar isso a todo instante ou não ter consciência disso, vai atrapalhar seu enriquecimento.
A dica é:
Para diversas escolhas de sua vida, você pode parar e pensar: Será que eu realmente preciso disso? Pode ser em relação a algo que você vai comprar ou algo que vai gerar um prazer momentâneo, mas será insustentável a longo prazo.
Então, o importante é ter consciência sobre o que você realmente vai abrir mão. Neste caso, negocie consigo mesmo e com a sua familia e tenha sempre em mente:
Pessoas que vão enriquecer são as produtoras e não consumidoras
2- Sair da zona de conforto
Se fosse fácil, todo mundo seria rico!
Você vai ter que ter coragem de fazer coisas que a maioria das pessoas não estão dispostas a fazer.
Arrisque-se, aprenda, reaprenda, coloque as coisas em prática e façam as coisas acontecem. Para conseguir dar saltos em nossas vidas, precisamos de tomar impulsos que vem, justamente, quando deixamos nossa zona de conforto.
É como um voo de asa delta

Você já viu como acontecem os voos de asa delta? Os praticantes precisam se deslocar para um ponto extremamente alto, o cume de um morro ou uma montanha, uma parede de pedra. E só assim eles conseguem alçar voos ainda mais longos.
Pegando esse exemplo, a gente consegue fazer um paralelo com qualquer seguimento ou profissão. Pois em praticamente em todas as áreas, há uma pessoa que é rica.
Mas essa pessoa precisou fazer uma jornada diferente das outras pessoas: ter coragem, se arriscar mais e ter mais proatividade é o que vai ajudar você a alçar voos mais altos.
3- As crenças comuns
Aqui no Brasil, a crença comum em relação ao dinheiro é bastante normal. Já que somos um país de terceiro mundo, e ouvimos coisas como:
-O rico passou a perna em alguém.
-É dificil fazer dinheiro.
-Dinheiro não traz felicidade...
Observe, quem fala isso são pessoas que têm dinheiro? Claro que não! Na verdade, essas crenças acabam fazendo com que as pessoas não enriqueçam e estacionem.
Até porque, dinheiro na mãos de uma pessoa conscinete pode trazer facilidades em relação a: educação, saúde, conforto, viagens e ter as melhores experiências.
Nossa mente aceita sugestões - Joseph Murphy
Essa citação está no livro "O Poder do Subconsciente" que trata exatamente sobre como nossas crenças guiam nossas ações. Então fica a dica de leitura!
4- Necessidade de aprovação
Quando você vai fazer algo que foge do comum, a sociedade vai julgar você de acordo com os parâmetros que já estão engessados nela.
Para fugir disso, é preciso sempre ter consciência de sua individualidade e autenticidade, pois você não quer ser como a maioria, não é mesmo?
Então, fuja dessa necessidade de ter todos aprovando suas conquista. Você é o piloto de sua vida e é quem precisa tomar as decisões desse voo, que muitas vezes é solo. Para refletir, fica a frase do livro "Clube da Luta":
Trabalhamos em empregos que odiamos, para comprar coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos.
5- A necessidade do momento perfeito
Você é do tipo de pessoa que fala muito, mas tem dificuldades na hora de agir? Bom, este é um ponto a ser sacrificado para ser rico.
Vou começar a dieta semana que vem, vou ler quando tiver mais tempo, ano que vem eu começo um novo curso... Você já deve ter ouvido essas desculpas ou usado elas, não é?
Anote aí: não existe o momento perfeito. Até porque se ele existisse, não seria hoje, seria ontem! Então, não seja refém da motivação, comece agora a executar o necessário para atingir seus sonhos.
A motivação pode até impulsionar, mas é a disciplina que vai manter você no caminho.
6- Disciplina independente do obstáculo

Por isso, nosso último sacrifício é exatamente a "disciplina independente do obstáculo".
Uma coisa que me incomoda muito ouvir são as pessoas que dizem que não gostam de rotina.
Quem não gosta de rotina, não gosta de sucesso.
É a disciplina, é a rotina e fazer as coisas de maneira repetitiva todos os dias que vai fazer você ter sucesso na sua vida.
Você precisa fazer, parar de procrastinar e de contar desculpas para você mesmo. Enriquecer é como um músculo, a cada dia que você se mantém em seu planejamento você o fortalece. Por último, deixo você com uma frase que eu sempre repito:
Quem gosta de liberdade, tem que gostar de rotina e disciplina, senão será refém de sua motivação.
Pronto para mais conteúdo?
O que você achou? Você concorda com esse ponto de vista? Deixa nos comentários sua visão e não esqueça que você pode encontrar mais conteúdos como estes no meu canal no Youtube
Confira 👇🏽👇🏽👇🏽