Existem 9 erros fatais nas suas finanças, eles podem arruinar sua vida e te colocar em uma enrascada.
Se você corrigí-los, seu dinheiro será como água em balde furado, não vai restar nenhuma gota.
Para te ajudar eu separei quais são os 9 erros fatais nas suas finanças e como você pode consertar cada um deles. Vem comigo!
Veja este conteúdo em Vídeo!
Para facilitar suas anotações e ter um conteúdo ainda mais rico, você pode acompanhar o vídeo que fiz explicando sobre 9 erros fatais nas suas finanças.
Caso prefira ler o artigo, continue a leitura.
1- Não ter uma rota traçada para seu dinheiro
Se você não tem uma rota traçada, qualquer caminho serve!
E claro, aparecerão diversas coisas para fazer você gastar dinheiro, pois você não definiu o que faria com seu dinheiro antes.
Por isso, se você quiser realmente construir riqueza, é importante ter planejamento, com objetivos de curto, médio e longo prazo.
A partir do momento que você tem um grande sonho, fica mais fácil traçar uma rota para alcançá-lo. Pode ser fazer faculdade, viajar, comprar uma casa, um carro etc...
2- Não se pagar primeiro
Imagina, você recebe, depos paga cartão, empresta um dinheiro, quita um boleto e no final não resta mais nenhum centavo!
O problema é que você está esperando sobrar algo para poupar, mas quando falamos de se pagar primeiro, você precisa ser o primeiro a receber dinheiro.
Se você definiu que vai juntar quinheitos reais por mês, primeiro faça esse deposito e depois faça os demais pagamentos. Assim, você consegue poupar e depois pode investir seu dinheiro como desejar.
3- Padrão de vida insustentável

Um padrão de vida insustentável é aquele que está acima do que você ganha ou no mesmo nível.
Uma dica é você viver um degrau abaixo da sua condição atual, pois isso ajuda você a economizar.
Além disso, você consegue evoluir de maneira sólida e progressiva, caminhando em direção aos seus sonhos.
4- Falta de reserva de emergência
Vamos dizer que de repente acontece algo inesperado na sua vida... Então, você olha para sua conta e não há dinheiro para pagar isso.
Como você vai reagir? Será que você que você vai precisar de empréstimos ou usar o cartão de crédito? Os juros podem ser caríssimos quando isso acontece!
Por isso, sempre é recomendado ter uma reserva de emergência, já que ela vai salvar você nos momentos de crise e também quando houverem aquelas oportunidades imperdíveis.
5- Comprar sem necessidade
Quantas pessoas você conhecem que vivem dizendo que aproveitaram alguma oportunidade de promoção.
Sempre vale a pena pensar se naquele momento você precisa daquilo, ou se é só sua emoção à flor da pele. Já dizia Warren Buffet:
Os investidores precisam se lembrar que a excitação e os gastos são inimigos
6- A ganância
A cada dia há mais formas de fisgar pessoas que querem ganhar dinheiro rápido, quem não quer dinheiro do dia para a noite?
Quando a ganância te pegar, você pode cair em problemas financeiros! Pois, enquanto ganhar dinheiro depender de sorte, sempre aparecerão esquemas neste modelo.
A verdade é bem mais dura: criar riqueza é um caminho árduo e a maioria das alternativas fáceis, pode atrapalhar sua jornada e fazer você perder dinheiro.
7- Fazer uma bola de neve com dívidas
Imagina que a pessoa faz uma dívida, depois precisa de um empréstimos, ai precisa de mais um consignado para pagar a segunda.
Isso vira uma bola de neve sem fim! É insustentável. Quando acontece algo neste sentido, o melhor é liquidar de vez sua dívida, sempre pensar em alternativas que não sejam onerosas como o juros do cartão de crédito ou cheque especial.
8- Não saber o quanto gasta

Ganhar dinheiro é difícil, mas gastar é muito fácil... Se você não tem nenhum controle neste momento, anote até mesmos os gastos com o cafezinho.
Passe a ter consciência dos seus gastos, pois isso dá clareza do seu planejamento financeiro.
9- Perder o foco dos seus objetivos
Digamos que você estabeleceu um plano e objetivos de onde você quer chegar, mas no meio do trajeto você resolver desviar e não cumprir o acordo que fez.
Não vale a pena sacrificar seu grande sonho por um prazer momentâneo. Por isso, quando você toma consciência disso, é muito mais fácil se manter no plano.
Pronto para mais conteúdo?
O que você achou? Você concorda com esse ponto de vista? Deixa nos comentários sua visão e não esqueça que você pode encontrar mais conteúdos como estes no meu canal no Youtube
Confira 👇🏽👇🏽👇🏽